20 de dez. de 2012

O que é, de fato, uma mulher cristã? PARTE I

Olá amadas! Peço perdão pela minha ausência e garanto que isso não irá ocorrer novamente.
Estive em um momento de provação, onde foi evidente que o Senhor estava me testando. Falhei em alguns detalhes, contudo cumpri o mais importante: mantive minhas forças nEle, meu foco não se desviou, e quando eu pensava em coisas que poderiam me levar a pecar (como sair a noite para alguma casa noturna), me vinha a mente o fato de que meu Senhor, meu Pai estaria me olhando onde quer que eu fosse e que seria muito constrangedor pra mim fazer algo que fosse envergonhar o seu grandíssimo nome.

De qualquer forma, venho hoje para falar de um tema que ao meu ver gera muita dúvida. Quanto mais pesquisamos, quanto mais lemos e quanto mais aprendemos sobre ele mais queremos nos aprofundar. O tema é: o que é, de fato, uma mulher cristã? 
Buscamos textos, buscamos versículos, buscamos livros, e o que aparenta é que quanto mais informações temos menos nós sabemos sobre de fato o que é ser A mulher aos olhos de Deus. Em Provérbios 31:10 até Provérbios 31:31 são ditas as características de como deve ser e o que deve fazer uma mulher para ser reconhecida não somente como virtuosa mas também como uma mulher do Senhor.
Acho interessante esse versículo de provérbios 31:
"Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" Provérbios 31:30

Ser uma mulher de Deus exige um certo sacrifício, pois é ela, por exemplo, que decidirá como vai estar o clima em casa.Ser uma mulher muito emotiva e sensível pode ser um problema nessas horas, pois como você irá passar paz e tranquilidade a seus filhos quando as coisas não irem bem? Você irá chorar o tempo todo na frente deles? Ou você será forte, o que é de fato a vontade de Deus, e irá passar pelo problema, seja ele qual for, de maneira madura, sensata e tranquila? Você decide!

A Bíblia diz em Provérbios 19:14 que a esposa prudente é o presente de Deus ao marido. Agora atente-se para isso: prudência é sinônimo de cautela, e cautela significa, em outras palavras, ser uma pessoa que cuida para que nada de errado aconteça, uma pessoa que se preocupa com as coisas que tem valor para ela. Se ainda não começou, que tal passar a ser uma pessoa mais cautelosa daqui para frente? Admito que eu nunca fui muito, contudo com a prática vem a perfeição, e hoje eu me vejo zelando muito mais pelas coisas do que antes.
Isso é não é somente algo de valor mas também uma demonstração de afeto por alguém ou por algo que você goste muito.

A mulher virtuosa ela é sábia, porém sua sabedoria não é algo que deve a si e a suas experiências, mas sim a Deus, e ela tem essa consciência.

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência" Provérbios 9:10

Uma mulher virtuosa não deixa que nenhum minuto de sua vida seja em vão. Ela investe nas coisas ao seu redor pois conhece sua capacidade de estar sempre se superando e melhorando. Ela não se acomoda no "está bom" ou no "até que eu gosto". Ela vai sempre além.
Ela lê muito também, pois admira o conhecimento. Aprende por prazer, é curiosa de uma forma saudável e correta. Lembre-se sempre: leia coisas para o seu crescimento, e com isso te edificar, seja ele qual for (espiritual, emocional, físico, etc.)

Acima de muitas coisas, esteja sempre disposta a ouvir e a aprender mais com o próximo. A Bíblia diz em provérbios 12:15 que "o caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos." A mulher sábia ouve, avalia e conclui se aquilo é realmente algo para o seu crescimento, e como ela faz isso? Através de Deus! Ele coloca em seu coração se aquilo é de fato algo a se considerar ou se é um tipo de conselho que não agrada à Ele, e consequentemente, não agradará à ela.
Um bom exemplo de conselhos assim são aqueles "um amor cura o outro" ou "faça tudo o que você sentir vontade de fazer e não pense nas consequências, pois isso é viver".  Tenho pena da pessoa que diz isso, e com todo o respeito, mais pena ainda de quem escuta esse tipo de conselho. É de fato abominável à visão do Senhor que façamos as coisas sem pensar nas consequências futuras ou que façamos a NOSSA vontade e não a vontade dEle. No entanto, Ele nos respeita, e se nossa escolha é nos guiarmos pelo nosso entendimento, Ele permite, porém sabendo que haverão consequências e que Ele não tem culpa, pois VOCÊ escolheu aquele caminho. Se um casamento não abençoado pelo Senhor deu errado a culpa não é de Deus. Ele, sem dúvida nenhuma, alertou a ambos que não era de sua vontade e que não daria certo, que algo aconteceria. Conclusão: divórcio, brigas, raiva, tristeza, rancor, desprezo.... É isso mesmo que você quer para a sua vida? Se não é, lembre-se sempre dessa frase: Deus está no comando de minha vida, e assim Ele permanecerá! 


Ser uma pessoa calma e serena também faz parte, de fato, das características que a mulher de Deus deve ter. Paciência também é fundamental. A Bíblia diz em Provérbios 19:2 que "não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado." Esse versículo refere-se à ansiedade. Não é agradável aos olhos do Senhor que sejamos ansiosos, pois Ele quer que esperemos nEle, que descansemos nEle, afinal é essa a nossa forma de provar que confiamos em Seus designos e que somos mulheres felizes por sabermos que independente do que virá a acontecer, Deus está no controle, então será o melhor, pois tudo coopera para o bem de quem o ama.

Espero ter ajudado, logo postarei a continuação desse texto. Graça e  Paz a todas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário